quinta-feira, 19 de março de 2015

CAMINHONEIRO , MEU AMIGO,MEU IRMÃO!!!!



                  
                          O nosso enorme Brasil , o trabalho de logística e distribuição, em virtude da falta de investimentos e descaso em vários modais, a 12 anos , o governo federal abandonou a REFESA , fizeram várias doações  e leilões cujo resultado foram de doações dos bens da REFESA , que era a garantia da aposentadoria daqueles que um dia fizeram o Brasil desenvolver, e não teve auditoria nem relatório sobre estas operações juridicamente erradas .

                    Pelos rios  ou pelo mar a cabotagem e seus custos as vezes inviabilizam várias  operações ,  pelo baixo custo do frete rodoviário  continua sendo a modal escolhido, pela  falta da presença das ferrovias , e os investimentos chegam aos grãos .

                     Mas ao longo dos anos , os caminhoneiros sobreviveram a todas as crises , mas com custo alto da  depreciação de seus patrimônio por causa do baixo valor dos frete praticado no mercado , em sua maioria deixam a sua família em casa e vivem nas estradas esburacadas do nosso velho Brasil, as verbas passam longe ,apenas  tentam tapar os buracos , em uma operação não preventiva  com a  visão a longo prazo.

                    A estratégia das empresas em sua maioria é utilizar o caminhoneiro autônomo, investiram em estacionamento com espinha de peixe para acomodar as carretas, para dar conforto as instalações  com refeitório grande e ar condicionado , banheiro para os homens e as mulheres , colocando o atendimento a nível que eles merecem.

                    Os caminhoneiros autônomos foram meus parceiros por anos , do Rio Grande do Sul ao Amazonas , precisava  da presença deles para ajudar nas operações de logística e distribuição ,tinham cadastro, e recebiam o frete antecipado na balança quando pegava a nota fiscal,mandavam o comprovante de volta de entrega assinado pelos nossos clientes , para deixar seu cadastro limpo na empresa e regularizar o controle do arquivo das notas fiscais .

                    Em uma grande empresa tínhamos uma  frota própria de 1.200 , fomos a primeira empresa do Brasil a iniciar a verdadeira participação de lucro já em 1993 , os motoristas  com metas a cumprir determinada por turno se acabar mais cedo poderia ira para casa , com direito a  café , almoço , jantar e lanche. Para garantir a produtividade  a de manutenção preventiva , com parceria das empresas CATERPILLAR , FIAT IVECO , RANDON , FIRESTONE, eram parceiros nas operações e consideravam o campo de prova para futuros lançamentos no mercado,em uma calor de 40º na sombra , só poderia ser em Sobral no Ceará.

                     Presenciei pelas estradas afora, famílias de caminhoneiros com 10 carretas, caminhoneiros vindo da regiões sul e sudeste, para trabalhar no transporte de madeira do Para e o retorno com  cimento em um fluxo continuo estavam devendo parcelas  da  carreta  e ficavam meses até pagarem tudo e poder voltar para casa em paz.


                   Sei que o nosso enorme Brasil, deveria dar uma melhor condição para nosso amigos e irmão caminhoneiros , as empresas  olhar para eles como parceiros e calcular os custos do frete justo, para mante-los na estrada, sei que há omissão do governo federal,mas se cada uma das empresas fizer um pouco para ajuda-los , assim teremos paz nas estradas por longa parceria pela frente .

Nenhum comentário:

Postar um comentário